Páginas

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Tag- Ama ou Odeia

Eis que finalmente respondo a uma Tag... como vi na A Mulher que Ama Livros, não resisti a mostrar-vos as minhas adoradas respostas.

1- O teu Top 3 de livros favoritos:
  •  "Agora és minha" - Mary Higgins Clark
  • "O Monte dos Vendavais" - Emily Brönte
  • " Entrevista com o Vampiro" - Anne Rice 
2- O teu Top 3 de livro que menos gostas
  • " O Grande Gatsby"- F- Scott Fitzgerald
     ( muito provavelmente por culpa da má tradução da versão que li, um facto curioso é que apesar de não ter gostado assim tanto do livro, adorei o filme.)
  • " Este país não é para velhos" - Cormac McCarthy
    ( achei o final da história muito parva... a história em si cativou-me mas aquele final foi uma perfeita desilusão, a menos que a ideia fosse deixar uma ponta solta para um próximo livro. Curiosamente o filme foi um sucesso, mas também não gostei era fidelíssimo ao livro e repetia o mesmo final sem nexo. )
  • " Os Maias" - Eça de Queirós 
( mais uma vez a história é muito boa mas peca por ser demasiado descritivo e talvez o facto de o ter lido por necessidade e obrigação escolar tenha influenciado a minha opinião à cerca dele. O estudo exaustivo da obra também contribuiu para isso. Talvez um dia o volte a ler e mude de opinião. Sem ofensa querido Eça hehehe)

3- O teu Top de personagens favoritos

 Alaska - " À procura de Alaska" - John Green
Heathcliff - " O Monte dos Vendavais"- Emily Brönte
krystal weedon- "Uma Morte Súbita" - J.K. Rowling

4-O teu Top de personagens que menos gostas

Tiffany- "Guia para um final feliz" - Matthew Quick ( confesso que esta personagem sempre me deixou com dúvidas... há momentos no livro em que gosto dela e há momentos em que a odeio por ser tão irritante. E mais uma vez, adorei o livro e o filme ficou à quem das minhas expectativas. Mudaram tantos factos em relação ao original que a história já parecia outra apenas com um resticio de meras coincidências.

Shirley- " Uma Morte Subita"- J.K.Rowling
( estão a ver aquela senhora de meia idade que mora na vossa rua e que além de falar mal dos outros ainda se acha um exemplo de virtude? Shirley é essa senhora e isso basta para eu a detestar.)

Bella- "Crepúsculo" - Stephenie Meyer
( confesso que não desgosto da saga mas talvez eu a resumisse a um único livro, primeiro porque tanto Lua Nova como Eclipse não tiveram assim tanta importância, não se passou nada, chegou mesmo a ser chato, o final até nem estava mal... embora eu mudasse umas coisas... uma delas era precisamente Bella... de rapariga frágil e insegura, passa para vampira ultra forte e segurissima de si? Nada credivel a meu ver... falta um pouco de nexo à personagem e vá ali para o meio quando ela se dividia entre o Lobo e o Vampiro.. achei uma treta.

5- Maior decepção literária

"O grande Gatsby"- F- Scott Fitzgerald
( pelas razões supracitadas e porque tinha expectativas demasiado altas em relação ao livro, uma vez que toda a gente o leu e toda a gente o achou brilhante. Fiquei "chocada" com aquele final que eu não esperava mesmo... quase tive um mini ataque cardiaco! hehehe

6- Livros que gostaste muito e que o outros odiaram

 A vida de Pi - Yann Martel
( expectativas demasiado altas para um livro que começou de forma brilhante e depois se revelou a maior seca literária alguma vez lida por mim, apesar de se passar em alto mar e existir água em abundância hehehe)

7- Personagens que as pessoas adoraram mas que tu odiaste

Mr Darcy- "Orgulho e Preconceito"- Jane Austen
(não se assustem.. eu apenas acho Mr Darcy tão perfeito que o odeio por não existir um Mr Darcy na minha vida hehehe vá e porque queria que ele tivesse sido menos paciente com a Elizabeth... eu sei, sou uma leitora estranha.)

8- Personagens que as pessoas odeiam mas que tu amas 

Heathcliff- "O monte dos vendavais"- Emily Brönte
( eu sei, o Heat. é o mau da fita, mas acho que ele merece a minha compaixão pelos desgostos amorosos que teve, por tudo o que passou por causa de Catherine, talvez vingar-se na geração seguinte não tenha sido lá muito certo, mas se assim fosse a história não teria tanta emoção. E devo dizer que sim, sempre preferi vilões, geralmente são mais emocionantes, mais apaixonados, mais revoltados. Em suma, levam as emoções ao extremo e eu gosto disso.) 

9- Melhores citações

Qualquer livro de poesia, acho magnifico toda aquela mística entre as palavras e aquele sentimento tão profundo que chega a doer a alma de tão bom. É sempre algo que nos toca e que vai ficando cá dentro.

10- Piores citações

todas aquelas que são descontextualizadas e despropositadas... mas claro, depende sempre do que se fale. 

11- Livros que não terminaste

"A filha do capitão"- José Rodrigues dos Santos
" A cidade e as serras"- Eça de Queirós

12- O livro que leste mais vezes

"Agora és minha" - Mary Higgins Clark
( li-o a primeira vez aos 12 anos, sim não era leitura para a minha idade, mas fazer o que? sou uma leitora precoce.. passei a adolescência inteira a ler livros não juvenis, e o romance policial sempre foi um dos meus géneros preferidos. Este em especial li-o mais de 5 vezes e continuo a gostar dele.)

13- Serie que o primeiro livro foi sensacional mas acabou por ser uma decepção

tratando-se de series, acho que hoje em dia todos querem publicar series e uma historia que podia dar um livro fantástico acaba por prolongar-se mais do que devia e deitar tudo a perder.. podia citar várias, porque foram realmente poucas as series que li e que gostei de todos os livros sem excepção... mas vá se é pra citar é pra citar. 

Saga Luz e Escuridão- Stephenie Meyer
Hunger Games- Suzanne Collins
entre outras...






Sem comentários:

Enviar um comentário